quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Bolo de Mel

Um dos meus bolos favoritos feito por minha mãe é o bolo de mel da Madame Keller. Quem é essa madame? Não faço a menor idéia! O que eu sei é que a receita dela é perfeita!
Ligue o forno para preaquecê-lo.
Basta bater na batedeira, na exata ordem, 1 colher de sopa de manteiga, 1 xícara (das de chá) de açúcar mascavo, 1 ovo, 1 xícara (das de chá) de leite, 1 xícara (das de chá) de mel, casca ralada bem fina de um limão, 1/2 colher (das de chá) de cravo em pó (eu, particularmente, não sou muito fã de cravo, então dispensei-o da minha receita), 2 e 1/2 xícaras (das de chá) de farinha de trigo, 1 colher (das de sopa) de canela e 1 colher (das de chá) de bicabornato de sódio. Acrescente se for do seu gosto, nozes e frutas cristalizadas picadas bem miúdas (eu já as comprei cortadas no supermercado).
O bolo de mel é tradicionalmente feito em formas retangulares. Mas se não as tiver, faça em forma de bolo comum mesmo. Unte-a com manteiga e polvilhe farinha de trigo antes de colocar a massa do bolo.
Leve ao forno médio por aproximadamente 40 minutos. Mas, assim como dei a dica no post do bolo de chocolate, a partir de 30 minutos já é possível conferir com o palito se ele está chegando no ponto certo. Ou seja, se o palito sair seco, sim, pode retirá-lo do forno. Se estiver molhado, aguarde mais um pouco e teste novamente até ficar no ponto.
Ele sai do forno com o aspecto abaixo e um aroma indescritível de tão bom!
Para fazer a cobertura, aproveitei a receita da calda do bolo de chocolate. Vou repeti-la aqui para facilitar.
Derreta 175g de chocolate meio amargo, duas colheres (das de sopa) cheias de manteiga, 1 colher (das de sopa) de Karo, 1 colher (das de chá) de baunilha, 1 xícara (125ml) de creme de leite fresco. Misture tudo fora do fogo. No processador, ou no liquidificador, bata 2 xícaras de açúcar de confeiteiro. Essa batida é para tirar os carocinhos que ele tem. Depois bata junto a esse açúcar a mistura de chocolate que acabou de fazer. Você vai se deparar com uma maravilhosa calda de chocolate brilhante e extremamente saborosa!
Para decorar, use a sua imaginação! Eu utilizei nozes e amoras. Ficou com uma aparência bem linda!. Para quem quiser fazer no estilo natalino, sugiro, além das nozes, cerejas.
Desejo a todos uma quarta-feira bem doce!
Bon appétit!

10 comentários:

  1. Olá Adriana, parabéns pelo seu blog, visito ele todos os dias, as fotos são lindas.
    Sabe que eu já troquei muitas receitas com sua Mami, a receita do "Frango com Aspargo" é da minha mãe, fiquei muito feliz em ver ela publicada e fotografada por você, a foto ficou perfeita.
    A receita de hoje tambem foi da minha mãe,Madame Keller foi uma amiga muito querida da minha mãe, vizinha dela no Rio, ela era suissa e herdamos muitas receitas dela. Me deu até saudade dela, Madame Keller era uma verdadeira lady. Beijos Helga

    ResponderExcluir
  2. Eu fico muito feliz em saber que está acompanhando o blog, Madame, especialmente que essas receitas vem de sua casa! Gostava muito de Dona Lia, especialmente dos biscoitos de natal, que todos os anos a traz em nossas lembranças. Grande beijo! Dri

    ResponderExcluir
  3. Agora tem que fazer uma receita da Madame Helga
    Tem cada bolo de babar!

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Nanda! Madame Helga é uma das melhores cozinheiras que já tivemos o prazer de conhecer e provar das delícias!!!

    ResponderExcluir
  5. Estou começando a encarar esse blog mais como tortura... Alguém tem que fazer essas receitas para mim!!!!!!!!!!

    Feliz mesversário!

    Bjo,

    Ciça!

    ResponderExcluir
  6. Aventure-se na cozinha, Ciça! Todas as receitas são muito fáceis de fazer! Não precisa ter medo! Beijosssss

    ResponderExcluir
  7. Olá Dri, que beleza de blog....gostaria de agradecer, pois, seu blog está me ajudando muito!!! Feliz Natal e um ano novo cheio de realizações. Bjs Bruno de Barros

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha, Bruno! Fico super satisfeita! Um excelente Natal e um 2012 sensacional para todos nós! grande beijo!

    ResponderExcluir
  9. Não vai mesmo fermento na receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! ;)
      Abs.
      AdrianaLafetá

      Excluir