domingo, 6 de novembro de 2011

Videoteca Gastronômica

Outro dia alguém brincou comigo dizendo que eu estava me tornando uma chef.
Não! Nem de perto, nem de longe, nem de jeito algum!
Ser chef é uma das atividades mais difíceis que um cozinheiro pode assumir. Comandar uma cozinha é tarefa para quem realmente tem esse talento.
Nós, que nos aventuramos e brincamos com forno e fogão, podemos, para soar diferente, dizer que somos "cozinheiros gourmet".
Agora, se vocês querem um bom exemplo do que é  um verdadeiro chef, assistam Vatel - Um banquete para o Rei. Um filme de 2000, de beleza inspiradora.

Sinopse: O ano é 1671 e o rei Luís XIV (Julian Sands) vive em Versailles. No norte da França, o Príncipe de Condé (Julian Glover), enterrado em dívidas, planeja uma solução para fazer com que não só ele mas toda a província fique livre das dívidas: ele decide convidar o rei para passar um final de semana recheado de iguarias e entretenimento. Se o Príncipe conseguir cair nas graças do rei, toda a região será salva do desastre econômico. Porém, apenas um homem poderá preparar um banquete suntuoso e ainda cuidar da diversão real: François Vatel, o mordomo do Príncipe. Mas em meio a todo o trabalho resultante da preparação para a visita real, Vatel se apaixona pela bela Anne de Montausier (Uma Thurman), o que atrapalha os planos do Príncipe de Condé.
Gérard Depardieu é brilhante em sua atuação como Missier Vatel. A história da construção do banquete para o Rei revela criatividade e beleza, angústia e magia. O filme é completo. Tudo é perfeito. Fotografia, atores, direção, produção, música. Vale a pena aproveitar a preguiça do domingo e correr na locadora para procurar o dvd.



Após encaminhar esse post recebi a resposta de uma grande amiga da família, que há alguns anos mora em Paris. Ela encaminhou, nada mais, nada menos, que a foto da famosa cozinha do castelo que pertenceu a Fouquet - o patrão de Vatel. Vejam se não é de dar água na boca!


Um domingo bem apetitoso a vocês!

2 comentários:

  1. Adorei o post... e vou ver o filme... Amo o Gérard Depardieu! Bj

    ResponderExcluir