sábado, 5 de novembro de 2011

Um vinho para as deliciosas ocasiões informais

Em julho, no meu aniversário, ganhei de uma grande amiga, um caderno de sommelier. Virou uma mania! Todas as vezes que me deparo com um vinho que adoro, guardo a garrafa para anotar no caderno o nome, ano, uva, com quem tomei, a data, a ocasião, etc. Às vezes consigo retirar o rótulo sem rasgar para guardar. Mas como nem sempre isso é possível, tiro uma foto da garrafa e anoto as descrições no tal caderninho.
Em agosto recebi a visita de um amigo muito especial, que não via há anos e que me brindou com verdadeiras aulas de vinhos, viagens e culinária.
Além desse do delicioso bate-papo fui presenteada com um vinho que hoje vou indicar a vocês: o Ventisquero Reserva Carmenère 2005, premiado com a medalha “Great Gold Medal” de 2006 do Concurso Mundial de Bruxelas.
Fui pesquisar um pouco sobre a vinícola dele (Viña Ventisquero) e vi que ela é muita nova. As uvas são cultivadas no Chile, na regiões de Maipo Chile Vale da Costa, Casablanca, Colchagua e Leyda.
Segundo a descrição comercial, “este Carmenère Reserva vermelho profundo com notas de cereja marrom, apresenta um aroma intenso e elegante, que destacam notas de frutos pretos e vermelhos maduros e blueberry, amora, groselha, morango e cereja, com notas de especiarias que se misturam harmoniosamente com dicas rapé, chocolate e madeira fina. Na boca melhora o seu rico corpo equilibrado, gordo e aveludado com taninos que lhe dão um grande volume. Limpo e elegante. Você deve beber entre 16-18 º C. Acompanhamento ideal para queijos de pasta mole, pratos à base de creme, massas e carnes, como porco e cordeiro”.
Minha mera condição de apreciadora me permitiria dizer que é um vinho bem frutado, com aroma intenso, corpo médio e bem equilibrado. Acho que para mim isso basta para dizer que é uma excelente indicação para jantares e ocasiões informais. Preço médio de R$40,00.
Vale a pena experimentar!
Salud!

Nenhum comentário:

Postar um comentário