quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sundae Chic

Adocicar as papilas gustativas após uma apetitosa refeição é a finalização perfeita do culto à gula!
Por isso, após apresentar nesse blog algumas opções de petiscos, entradas e pratos principais, hoje vou me dedicar à sobremesa.
Essa aqui eu aprendi com o Zé, um amigo de Brasília que também ama se aventurar na cozinha e faz coisas deliciosas.
O Sundae Chic é um sorvete que servimos com uma redução de frutas vermelhas e farofa doce crocante.
É preciso um pouco de tempo, pois a redução de frutas vermelhas demora aproximadamente uma hora hora para ficar no ponto. Mas vale a pena!
Para começar, vamos escolher as frutas que serão usadas. Para fazer essa da foto comprei morango, blueberry e amoras. Framboesas também são ótimas para essa calda, mas não tinha no dia que fui comprar. Corte-as grosseiramente num total de aproximadamente 250g de frutas. Reserve algumas inteiras para decorar depois.
Coloque em uma panela 300ml de vinho tinto, 25ml de aceto balsâmico e especiarias (canela em pau, anis estrelado, cravo, cardamomo, etc). Na receita do Zé, ele diz que devemos fazer uma trouxinha com essas especiarias para colocar na panela. Como eu não tinha como fazer isso aqui e nem tinha todas essas especiarias da receita, joguei na panela misturado com tudo mesmo, a canela em pau, anis estrelado e um pouco de ervas de provence (que podemos comprar no supermercado). Na hora de servir eu separei a canela e o anis.
A receita diz "adoce a gosto". Isso para quem não tem noção de fogão é o "Ó". Mas vou tentar quantificar como aproximadamente meia xícara.

Depois vocês devem ir provando e se acharem que está muito ácido, acresçam o açúcar aos poucos até ficar com o sabor doce e agradável. Assim que começar ferver, abaixe o fogo e deixe reduzir até a textura que quiser. Isso significa dizer, se você quiser uma calda bem grossa, a redução demorará mais tempo, se quiser mais fina, em aproximadamente 30 a 40 minutos chegará no ponto.
Essa calda pode ser servida quente ou fria. Eu, particularmente, prefiro quente!
Agora o segundo passo, a farofa doce crocante! Ai! Como isso é bom! E fácil! Em uma vasilha, vocês misturarão 1 xícara de Neston, 1 xícara de açúcar refinado e 30g de manteiga sem sal derretida. Essa manteiga deve ser jogada aos poucos na mistura. Rapidamente vocês verão a farofa úmida, porém ainda solta. Uma verdadeira delícia! Perigosa porque dá vontade de comer pura, sem mais nada! Hummm. É muito bom!
Na hora de servir, uma bola de sorvete do sabor de sua preferência. Mas eu sugiro de creme ou algum com gosto leve para não "brigar" com a calda. Jogue por cima a calda, algumas frutas, a farofa e cometa o pecado da gula!
Bon apetit!


5 comentários:

  1. MARAVILHOSO! voce é minha Idola!
    bjos
    Te amo

    ResponderExcluir
  2. Essa sobremesa é boa demais, né, Nanda! Amo-te também!

    ResponderExcluir
  3. Já experimentei, não sou fa de doces, mas esta ficou divina. Joaozinho

    ResponderExcluir
  4. Eu provei e posso dizer que é simplesmente deliciosa essa sobremesaaaaaa!!!!A combinação é perfeita!! Não consigo descrever o sabor..de tão gostoso que é!!E eu também não sou nada fã de doces, mas essa sobremesa é divina!! Não fica doce demais, nem enjoativa...
    Concordo com a Fernanda, vc é minha ídola!!
    Beijo grande,
    Tatá

    ResponderExcluir
  5. Estou amando ter fãs!!! Ahaha! Vocês são umas figuras!

    ResponderExcluir