terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sanduíche Natural

Sabe aqueles dias que você chega em casa sem uma gota de energia para encarar o fogão?
Pois é para esses dias que reservo esse sanduíche natural.
Ele alimenta, é light, rápido, fácil, versátil e delicioso! Se algum dia sobrar um pedaço de frango, não jogue fora!!! Desfie e congele, pois você poderá utilizá-lo em breve! O mesmo para carnes. Mas, quando não há esses "restinhos" na geladeira, uma latinha de sardinha ou de atum, um presunto, peito de peru, mortadela ou semelhantes, também resolvem o problema.
Sempre deixo uma vasilha pequena com tomate picado e outra com alface lavada na geladeira. Um ótimo truque para ela durar alguns dias sem murchar é colocar as folhas separadas por papel toalha. Assim, quando você chegar, nem precisa se dar ao trabalho de lavar verduras. Mas se lhe resta um pouco de energia, o ideal é lavar e picar na hora mesmo.
Bom, mas esse sanduíche maravilhoso que você está vendo na foto já é um companheiro de longa data. Faço algumas variações, mas a base é ser sempre nutritivo e leve, afinal, faço para comer a noite,  mas, obviamente, nada impede que façam para um lanche durante o dia, para um piquenique ou qualquer hora que lhe der na telha! 
Para duas fatias de pão integral, utilize uma colher (das de sopa) de queijo tipo cottage ou ricota ou creme de queijo ou creme de ricota (o requeijão eu não acho que fica muito legal, mas se preferirem, podem tentar). Espalhe o que escolher nas fatias de pão, salpique alface e tomate. Se você tiver outras folhas em casa, também pode misturar que fica ótimo! Tais como, rúcula, agrião, majericão, etc. A cebola crua, fatiada bem fina, para quem gosta, dá um toque crocante bem interessante. 
No centro dessa salada toda salpique a carne que escolher. Pode ser qualquer uma das que citei acima desfiadas ou, no caso de presunto e similares, aconselho cortar fatias finas para tirar um pouco aquele aspecto de sanduíche normal, de todo dia. Você pode pingar algumas gotas de ketchup e mostarda  ou  aceto balsâmico (duas gotas apenas!) para dar uma temperada mais forte. Mas nem sempre é necessário.
O bom de colocar muita salada verde com tomate é que o sanduíche fica alto, bonito e muito apetitoso. E como comemos com os olhos em primeiro lugar, o visual da refeição tem sempre que ser bacana!
Bon apetit !

6 comentários:

  1. Vc que tirou a foto?? Ficou ótima!! Tô adorando e esperando mais pratos light!! rssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Calistaime ! Todas as fotos do blog fui eu quem tirou sim! Estou treinando fotografia com essa brincadeira também! Que ótimo que está gostando! Fico muito feliz! Pode deixar que sempre vou postar delícias ligths também! Beijos

    ResponderExcluir
  3. E é Claudinha! Para você que está estudando é ótimo! Alimenta e não dá sensação de estômago cheio! Experimente e conte aqui depois!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, a foto está linda!

    Também faço muito sanduíche em casa, mas geralmente prefiro um pão mais firme, tipo francês, baguete ou similar. Acrescento ainda pimentão, pepino (quando tem) e uma fatia de queijo, já que geralmente não uso carne.

    Nham!

    ResponderExcluir
  5. A idéia é fazer o sanduba com o que tem de saudável em casa.
    Amo pepino, Ciça! Vou separar aqui para incluir nos meus. Pimentão eu nunca experimentei no sanduíche, mas deve ficar ótimo, também!

    ResponderExcluir