segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Salada de tomate cereja à grega

 Após uma semana bem preguiçosa, com feriado no meio e um final de semana bem animado e agitado, com visitas para experimentar minhas "gordudices" é hora de voltar à realidade da salada de segunda-feira... Mas essa salada, como as outras que tenho trazido para esse blog, além de maravilhosamente deliciosa é linda!
Na semana passada eu resolvi fazer uma surpresinha de aniversário para minha irmã e não estava afim de elaborar petiscos complicados e pesados. Afinal, era segunda-feira e, apesar de ser véspera do feriado, imaginei que o pessoal poderia gostar de uma opção mais light para acompanhar pães italianos e um carrè de cordeiro que minha mãe fez e estava indecente de tão bom! Vou contar a vocês, foi um sucesso!
O procedimento dessa salada é o mais simples de todos!
Você precisará de 350g de tomate cereja; 1/2 xícara de cebola roxa picada bem fina; 1 e 1/2 xícara de pepino japonês fatiado, também bem fino; 1 xícara de azeitonas pretas (existem vidros com azeitonas portuguesas já sem caroço, o que facilita bem para quem vai comer. Mas as azeitonas azapa, que são negras e bem carnudas são as melhores!) e mais 400g de muçarela de búfala do tipo bolinha pequena (sim, está no dicionário! muçarela é com "ç" mesmo!).
Bom, faça pequeninos cortes em forma de cruz nos tomates. Isso permitirá que o tempero adentre-os para deixá-los bastante saborosos.
Misture todos os ingredientes em uma vasilha grande.
Para temperar você misturará 1/3 de xícara de azeite de oliva extravirgem, 2 colheres de sopa de vinagre branco, 1/2 colher de sopa de sal marinho (eu uso sal grosso e fica ótimo. Esse tal sal marinho é difícil demais de encontrar); 2 colheres de sopa de alho picado e 1/3 de xícara de salsa picada miudinha (pode trocar pela cebolinha que dá o mesmo efeito).
Com tudo misturado, jogue esse molho por cima dos ingredientes da salada e misture bem.
Tampe a vasilha e coloque por trinta minutos na geladeira. Pronto! Pode servir! Se estiver com muita pressa, pode servir na hora também, sem colocar na geladeira que fica bom!
A questão da geladeira é que o molho incorpora mais aos ingredientes dando-lhes um sabor mais apurado. Mas as duas formas impressionam!
Prepare uma mesa bem charmosa e... 
Bon apetit!


6 comentários:

  1. Nuh, isso tá com cara de bom! Bora colocar manjericão? =)

    Beijokas,

    Ciça

    ResponderExcluir
  2. Eu amo manjericão Ciça! Mas não sei se ficará bom aqui nessa salada. Se você experimentar, conte-nos aqui o resultado! Beijos

    ResponderExcluir
  3. adriana lafeta toledo22 de novembro de 2011 12:04

    Boa com força!!!

    ResponderExcluir
  4. Amanha esta salada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é tuuuudo de bom! Pode fazer que será sucesso!

      Excluir