sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pêra ao champagne

Já que ontem peguei leve com o petisco e postei um dica bem light, hoje resolvi trazer uma sobremesa super fina e de sabor delicado. É a pêra ao champagne. A receita é super simples. Calcule meia pêra por pessoa. Compre 1 garrafa de espumante demi-sec (não precisa ser dos melhores!); separe 1/2 xícara de açúcar, 1 barra de 180g de chocolate meio amargo, 1 xícara de leite, 1 cravo da índia para cada metade de pêra, suco de 2 limões e folhas de hortelã que serão usadas para enfeitar o doce. Em primeiro lugar, separe uma vasilha com 1 litro de água e adicione o suco de limão. Insira as pêras (já descascadas e sem caroços) ali e deixe-as lá enquanto o seu jantar acontece para que não escureçam.  Uma dica que deu certo para mim: sabe aquele descascador de cenoura? Eu descasquei a pêra com ele e foi ótimo! Super prático e a casca saiu fininha.
Em uma panela, coloque aquela água com limão que está a pêra, junte o espumante, 1/2 xícara de açúcar e as pêras. Deixe que cozinhem até que estejam macias e "transparentes". Isso não demora muito. Aproximadamente uns 15 minutinhos. Reserve.
Faça uma calda de chocolate com aquela barra de meio amargo. Derreta-o em fogo baixinho para não queimar ou em banho-maria. Acresça o leite para que obtenha a consistência ideal - 1 xícara de leite é suficiente.
Espete os cravos na parte posterior das pêras. Eu coloquei apenas 1 cravo em cada metade da pêra porque acho o sabor muito forte. Mas se for do seu gosto, coloque mais.
Para organizar o prato, sirva cada um com meia pêra, uma bola de sorvete de creme e jogue a calda de chocolate por cima da pêra. Decore com as folhas de hortelã e raspas de chocolate meio-amargo.
Confesso a vocês que no dia que fui fazer essa sobremesa, teimei fazer conforme a minha memória e não peguei a receita. Esqueci, na primeira vez, do sorvete e da segunda, das raspas de chocolate. Mas o sucesso foi o mesmo nas duas! Portanto, mesmo com essa memória de formiga, a sobremesa ficou uma delícia! Imagine se você seguir tudo direitinho e não esquecer nada! Ficará superb!
Bon apetit!

6 comentários:

  1. De novo, fiquei com água na boca!!!
    Beijo enorme,

    Talita

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa receita, hein? Hehehe.
    Se ficou bom, infelizmente eu não sei, mas a aparência está ótima!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. A receita original é sua, né Lobão! Pena que não a segui perfeitamente. Vou repetir! Mas meus convidados adoraram! Valeu!

    ResponderExcluir
  4. adriana lafeta toledo13 de junho de 2012 16:11

    Ontem fiz essa receita! Adoramos! Além de deliciosa, linda é tbém requintada!Gostei muito porque não gosto de doce muito doce e adoro frutas!Acho que ficou ainda mais gostosa porque usei sorvete Haagen Dazs sabor baunilha!Continue nos agradando com suas receitas! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Pops! Fico super orgulhosa quando vejo alguém se deliciando com as receitas que trago aqui para o blog! Essa sobremesa é realmente uma delícia! QUe bom que gostaram! Beijão!

      Excluir