quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Massa negra com salmão

Hoje vou postar uma receita feita com massa negra e salmão. Não assustem! É muito fácil!
É daquelas que a fazemos rapidamente e nossos convidados pensam que é um prato super elaborado. Deixem pensar! Vamos valorizar nossos minutos dedicados ao prazer de comer e ao pecado da gula!
Essa é uma receita da Nigela. Ela também apresenta um programa no GNT, assim como o Jamie Oliver. Já perceberam que eu sou um pouco viciada nesse canal! Tem ótimas dicas gastrômicas! E esses chefs publicam livros com as receitas desses programas. A de hoje é do livro Nigela Express - Receitas rápidas e saborosas.


Para fazer esse pratos vocês precisarão de 2 colheres (das de sopa) de azeite de alho (são aqueles azeites aromatizados. Já tem em qualquer supermercado); duas cebolas brancas cortadas em finas fatias, 300g de filet de salmão (a receita original indica salmonete, mas não o encontrei, então foi salmão mesmo. Comprem a peça já limpa para dar mais praticidade à sua cozinha); 250 ml de vinho rosé, 1/2 colher (das de chá) de sal; uma pitadinha de pimenta do reino; dois tomates cortados em cubinhos (bem pequeninos); 2 colheres de sopa de alcaparras (as pessoas gostam de lavar as alcaparras, mas eu não lavo para aproveitar o tempero. Vocês podem fazer como preferirem); 1 colher (das de sopa  de manteiga (porque toda receita boa temque ter a tal da manteiga!); 250 g de massa negra (daquelas feitas com tinta de lula. Eu gosto muito da Colavita) e por fim, um punhado de majericão para alegrar  e finalizar o nosso prato.
Para começar, já ferva a água que será utilizada para cozinhar o macarrão, jogue um fio de azeite ou óleo e uma colher cheia (das de sopa) de sal. Atenção com essa parte. A minha panela, por exemplo, é muito grande, então eu já coloco a água para ferver bem antes de começar a cozinhar. Ela deve demorar uns vinte minutos. Então, tenha esse cuidado para não ter o molho pronto e a massa crua. Pegue a peça de salmon e lave-a um pouco em água corrente. Reserve.
Pegue uma frigideira grande. Aqueça as duas colheres de azeite. Jogue as cebolas e aguarde 1 minuto. Coloque a peça de salmon, com o lado da pele para baixo. Aguarde aproximadamente 3 minutos e vire-o na frigideira. Aguarde mais 3 minutos e jogue o vinho rosé. Tempere com o sal e a pimenta do reino.
Aguarde mais 1 minutinho, retire o filet de salmon da frigideira e embale-o em papel alumínio para não esfriar.
Confira se a água que você colocou na panela do macarrão já está fervendo! Caso sim, jogue a massa lá dentro. Ela deve levar 7 a 8 minutos para cozinhar (confira o tempo no pacote da massa que você comprar. Algumas caseiras têm o tempo de cozimento reduzido).
Deixe a mistura com o vinho ferver por 3 minutos, junte o tomate, as alcaparras e a manteiga. Misture bem, ainda no fogo. 
Escorra o macarrão que a essa hora já deverá esta cozido. Junte-o ao molho que está na frigeira e mexa suavemente.
Desfie o peixe em lascas e misture-o, com manjericão à massa. Reserve algumas folhas para decoração final do prato.
Voilá! Em aproximadamente 20 minutos você terá o prato lindo! Delicioso! E fará o maior sucesso!

Essa receita rende 2 porções para prato principal. Se quiser como entrada serve 4 pessoas.
Bon apetit!

10 comentários:

  1. HUMMMMMMM!!!!!!
    Me deu água na boca...

    Deve ser bom demais!!!!

    Parabéns gata!!!

    Águida

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dri.
    O Blog está muito bonito, merece os elogios que tem recebido.
    Puxei um link pro Seguindo Adiante.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  3. Ops!
    É http://seguindoadiante.blogspot.com/
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Ei Zeca! Obrigada! Fico super honrada com seu elogio! Obrigada pela divulgação. Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Acho que agora vai para o lugar certo!!! Driela, eu fiz essa massa, segui rigorosamente todos os termos da receita e uma expressão: "DIVINDADE" É POUCO! Um dos melhores pratos que comi na minha vida, é surreal de bom! Chefe de Cuisine, Driela Lafetá: Clap...clap...clap!!!! Qualquer forma de manifestação é pouca para o tanto que é bom! A Ju jantou ontem, e quer repetir hoje!!!! Mãos preciosas essas suas viu! Beijos e parabéns, Eduardo Nery!!!!

    ResponderExcluir
  6. Du!!! Fiquei muito feliz ao saber a receita fez sucesso! É realmente muito fácil e deliciosa! Vou tentar acertar mais vezes para você agradar em casa! rsrs... Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Vou fazer com certeza!!! Valeu Fe!!!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir