quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mais um vinho para minha lista de favoritos

No último sábado, quando fui experimentar a massa negra com salmão, minha mãe e o Cleber, namorado dela, foram meios "cobaias". Vocês não imaginam o nervo que eu estava. Duas feras na cozinha que estão acostumados com comida francesa de primeira linha e euzinha aqui... pobre mortal que gosta de brincar de forno e fogão.
Me realizei naquele sábado. Tudo saiu perfeito e eles amaram! Repetiram os pratos!
Cozinhar assim é sensacional, verdade?
Pois é, e cozinhar com tudo dando certo e sendo brindada com um vinho perfeito é melhor ainda!
Eles trouxeram um Hautes Côtes de Nuits Les Herbues Domaine Hervé Murat, 2009.
Com certeza esse vinho entrou na minha lista de favoritos.
A cor dele é maravilhosa! Ele é suave, saboroso, perfeito.
Procurei sobre ele em nosso oráculo (=google) e encontrei em um blog a descrição feita por Patrick Essa, fundador e animador do site Degustateurs.com, profundo conhecedor da Bourgogne e vinificador talentoso. Roubei a descrição e copiei aqui para vocês. Segundo ele, "Hervé Murat, o superdotado da Côtes de Nuits". Vinhedo na parte baixa, caso raro na denominação, exposto em pleno Sul, com 1,52 ha, nas comunas de Concoeur e Villars Fontaine. O perfil deste vinho seduz no primeiro contato pela cor sombria, com reflexos rubi profundos . Os aromas explodem ao nariz com acentos de amoras, fina torrefação e cerejas selvagens introduzindo uma boca esbelta e aristocrática que lembra os Vosne Romanée cultivados ao lado. Que vinho, meus amigos! Tanto pela sua riqueza como pela sua acessibilidade ele veste a roupa de um Village de alta linhagem e sua persistência saborosa oferece mais ainda. Um Hautes Côtes de altíssimo nível. Excelente!
É muito chique essas descrições que o sommelier faz! Acho fantástico. Um dia ainda chego lá!
Meu único pesar é que é um vinho que está na faixa de preço mais alta, por volta de R$100,00.
Mas para ocasiões especiais, vale a pena!
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário