quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Inventando brusquetas

 Outro dia estava em casa à toa e resolvi inventar moda na cozinha.
Olhei o que tinha na geladeira, no freezer e resolvi inventar umas brusquetas.
Essas que eu fiz e estou postando para vocês são um pouco "falsificadas".
As brusquetas verdadeiras são um pouco mais elaboradas que essas simples torradinhas com sabores diversos. 
No livro "A Itália de Jamie Oliver", ele ensina que para preparar as brusquetas devemos deixar os pães no forno com azeite alguns minutos antes de colocar o sabor escolhido em cima. Mas eu faço de um modo mais simples. Compro os pães italianos no supermercado já fatiados.  Depois inventos os sabores, coloco-os por cima das fatias e mando ver para o forno. Em aproximadamente 15 a 20 minutos eles se transformam em deliciosas brusquetas que fazem muito sucesso quando servidas para as visitas. Como esse procedimento é muito simples, hoje eu resolvi aqui mostrar para você algumas opções das que fiz com o que tinha na geladeira.
Mas se vocês forem planejar, também dá para usar ingredientes fantásticos e fazer brusquetas muito interessantes e saborosas.
A primeira delas foi super tradicional, com pedacinhos de tomate, manjericão e azeite. Vocês podem jogar um pouquinho de molho de tomate ou colocar pequenos pedaços de tomate pelado que também fica muito bom!
Essa segunda opção foi feita com queijo gorgonzola e chutney de abacaxi. A Mistura do salgado do queijo com o doce picante do chutney gera um sabor sensacional!
A terceira opção foi muito simples, mas depois que o queijo derreteu ficou um espetáculo. Queijo gruyère com tamarinhos.
Para a quarta opção usei gorgonzola com azeitonas pretas. Ficou mais ou menos. Mas para quem gosta de azeitonas, vale a pena experimentar.
Essa aí eu fiz com queijo cottage e tomate seco. Ficou bom demais!
Aí já inveitei moda demais. Misturei atum enlatado, quejo e cebola picada bem miúda. Também ficou mais ou menos.
Esse é o segundo, de gorgonzola com chutney mais nozes. Muito, muito, bom!
Mais um tradicional de queijo, cebola, tomate e folhinhas de manjericão. Eu adoro.
Aqui estão todas as delícias prontas para ir ao forno!
Uma é de gryère com damasco, que traz aquela mistura de sal com doce que considero ótima! Outras tradicionais, porém com parmesão ralado bem fininho por cima e, por fim, a de pesto, feita com manjericão, parmesão ralado, sal, azeite e nozes ou pinoli. 
Eu tenho um pilãozinho de pedra sabão aqui que é maravilhoso! Recomendo!
Após o resultado dos 15 a 20 minutos de forno, as brusquestas ficam lindas e muito saborosas. São petiscos que acompanham muito bem vários tipos de drinks, vinhos, espumantes e até cerveja. Deliciem-se com as fotos dessas delícias! Tenham todos uma excelente quarta-feira!







14 comentários:

  1. Comi e aprovei.... O problem é que agora deu vontade de repetir rsrsr
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Cotage com tomate seco é uma boa ideia, heim!!!

    A minha receita é queijo de cabra com tomate pelado. =)

    Beijo, priminha!

    ResponderExcluir
  3. Ficou bom mesmo, Nanda!
    Ciça, adorei a sugestão! Incluirei na lista de opções! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Drica,
    Estou adorando seu blog e a beleza das fotografias, parabéns. Qual chutney de abacaxi é esse que vc usou nas bruschetas? Sucesso, abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Katja! Que surpresa boa saber que está acompanhando o blog! O chutney que usei é caseiro, feito por uma amiga da minha prima. Não tenho o contato dela, mas se você quiser eu pego para lhe passar. Obrigada pela visita no blog! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Drica,
    Descobre o contato para min, estou super interessada! Abraço Katja

    ResponderExcluir
  7. Katja, ela tem um site, é uma fotógrafa - Drika Vianna - http://www.drikavianna.com - Mandei uma mensagem para ela pedindo o contato, logo que ela responder post aqui para você!

    ResponderExcluir
  8. Katja,
    Quem faz o chutney é a Drika Vianna. O tel dela é 9133-2150. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelo contato vou ligar para ela.Beijos

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Que bom, Claudinha! Faça e conte para nós o resultado por aí!

      Excluir
  11. Q DELICIA ADRIANA!!!! AMEI! BJ ALESSANDRA

    ResponderExcluir