sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Folhado de goiabada

Hoje temos uma sobremesa bem brasileira e suuuuper fácil de fazer.
Um doce que considero muito versátil é a goiabada.
Podemos usá-la para diversas formas de sobremesa.
Essa de hoje foi inventada pela Fernanda, minha irmã, a caminho de um jantar, quando discutíamos, obviamente, o assunto favorito: comida!
A idéia é muito simples. Fiz uma espécie de rocambole de goiabada com massa folhada.
Tentamos fazer as flores individuais, como na foto abaixo. Mas descobri que para conseguir fazer isso dar certo, será preciso corta a massa folhada antes de assar. Não conseguimos fazer o rocambole inteiro e depois cortar para a flor ficar legal. 
Eu até pretendia tirar a foto da flor pronta. Mas logo que saiu do forno e fui servir, meus gulosos convidados não deram tempo para eu captar a imagem. 
Mas o folhado grande está aqui acima para vocês conferirem.
Bom, mas vamos a algumas dicas importantes dessa facílima receita.
Em primeiro lugar: a massa folhada tem que ser a laminada (que já vem aberta).
A goiabada é preferível que seja em pasta. Se for a dura, terá que derreter no microondas e, nesse caso, é preciso muito cuidado. Verifique de 1 em 1 minuto se a consistência está legal. Tudo depende da potência do seu microondas. Se deixar muito tempo ela pode queimar e aí bye bye sobremesa.
Por cima da goiabada, aplique uma camada de queijo catupiry.
Eu não sei como ficaria com requeijão de vidro. Mas imagino que não deve ficar lá essas maravilhas... Então é melhor comprar o catupiry mesmo!
Enrole a massa como um rocambole. Pincele gema por cima para dar essa coradinha na massa. Cubra o tabuleiro com papel alumínio para não grudar. Deixe aproximadamente 20 minutos no forno. Mas comece vigiar a partir dos 15 minutos, porque dependendo do seu tipo de forno, pode queimar ou o contrário, poderá pedir um pouquinho mais de fogo...
Na hora de servir, coloque uma pequena porção desse queijo ao lado do folhado para quebrar um pouco o doce.
Ficou divino! E meus convidados amaram! 
Bon apetit!


2 comentários:

  1. pena que nao provei! Vamos ter que fazer de novo!

    ResponderExcluir
  2. Papai enviou um email dizendo que queria esse folhado de goiabada. Vamos ter que encontrar uma goiabada diet para fazer para ele!

    ResponderExcluir