segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Feliz Aniversário!

Hoje é um dia especial.
É aniversário da minha irmã e é também, aniversário de 1 mês de existência desse blog.
E para aniversários temos que fazer... BOLO !
Se for de chocolate... melhor ainda!


Esse bolo que fiz é mais uma daquelas receitas da Nigella de tirar o juízo de qualquer ser humano!
Apesar do pequeno acidente que tive ao fazê-lo, garanto que é muito simples.
Vocês acreditam que quando fui tirar a primeira forma do forno escorreguei e tudo se espatifou no chão!?
Quase sentei no chão para chorar!!! Mas não o fiz. Lavei todas as vasilhas e comecei o processo todo de novo! Valeu a pena. O bolo saiu lindo!!!
Mas vamos à receita!
Se vocês tiverem um processador em casa, perfeito! Mas caso não, vamos ao liquidificador!
Para o bolo, misture no processador 1 1/2 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar, 1 colher (das de chá) de fermento, 1 colher (das de chá) de bicarbonato de sódio, 1 colher (das de chá) de baunilha, 2/3 de xícara (150ml) de creme de leite fresco (o que na Inglaterra eles chamam de creme azedo), 175g de manteiga sem sal mole (à temperatura ambiente, para poder misturar bem), 1/3 de xícara de cacau em pó e 2 ovos. 
Se for feito no liquidificador, eu sugiro ir jogando os ingredientes mais líquidos antes dos sólidos para conseguir fazer a mistura. à medida que for batendo, dê umas paradinhas e auxilie o procedimento misturando um pouco os ingredientes com uma espátula.
Com tudo isso misturado, unte uma forma com manteiga e dê uma leve polvilhada de farinha de trigo para a massa não grudar na forma na hora de tirar. A Nigella não faz essa referência na receita, mas eu acho mais prudente não arriscar grudar o bolo e não conseguir tirar.
Essa mistura é para ser colocada em duas formas de aproximadamente 20cm de diâmetro. Se você não tiver, pode colocar em um tabuleiro maior para depois partir o bolo ao meio e ter os dois.
Como já li várias vezes por aí... Quando há vontade, dá-se um jeito!
Portanto, se não tem a forma redonda, busca a quadrada, a retangular. O formato do bolo não vai fazer diferença. O importante é que esteja maravilhosamente delicioso.
Bom. Essa mistura nas formas ficará em forno baixo (180C) por aproximadamente 30 min. Mas o forno tem que estar pré aquecido, ou seja, quando resolver começar a receita, já acenda-o.
Para os que não sabem o ponto do bolo: Após os 30 minutos, pegue um palito e fure levemente o bolo. Se o palito sair seco, o bolo está pronto. Se sair com pedacinhos de massa, meio molhado, deixe mais 5 minutos e volte para fazer o mesmo teste. O tempo de forno às vezes é relativo porque alguns tem a chama mais forte que a de outros. Então é bom ficar de olho!
Enquanto os bolos assam você já pode preparar o recheio e a calda, que são uma coisa só.
Derreta 175g de chocolate meio amargo, duas colheres (das de sopa) cheias de manteiga, 1 colher (das de sopa) de Karo, 1 colher (das de chá) de baunilha, 1 xícara (125ml) de creme de leite fresco. Misture tudo fora do fogo. No processador, ou no liquidificador, bata 2 xícaras de açúcar de confeiteiro. Essa batida é para tirar os carocinhos que ele tem. Depois bata junto a esse açúcar a mistura de chocolate que acabou de fazer. Você vai se deparar com uma maravilhosa calda de chocolate brilhante e extremamente saborosa!
Reserve. Retire os bolos das formas. Em cima de um deles jogue 2/3 dessa mistura de chocolate. Coloque o outro bolo por cima. Se você tiver usado a técnica de um bolo só no tabuleiro, parta-o antes de jogar a mistura de chocolate. Depois coloque a outra metade por cima. Para finalizar, passe o restante dessa calda de chocolate ao redor de todo o bolo. Se quiser, decore.
É um bolo super tradicional, mas com um sabor sensacional! Tenho certeza que quando fizerem o pessoal de casa vai delirar!!!
E vocês vão entrar aqui no blog e me contar o resultado!!
Para não deixar ninguém com dúvida vou postar aqui também o vídeo da Nigella. A forma como ela cozinha e o prazer que tem em fazer o bolo dá fome!
Vale a pena conferir.
Feliz aniversário de um mês desse blog que conta com todos vocês que passam diariamente por aqui!
Já passamos de 4.300 visitas em 30 dias! Isso é muito bacana!
Muitas pessoas me escrevem dizendo que estão conseguindo fazer as receitas em casa e tomando gosto pela brincadeira. Isso me traz uma enorme satisfação e eu espero continuar atendendo as expectativas! Um grande abraço a todos com muito carinho e meu sincero agradecimento!
Adriana Lafetá



4 comentários:

  1. Adorei Dri!
    Sempre quis provar esse bolo!
    Acho que hj vou matar a vontade
    Bjos e parabens pelo blog mais uma vez!

    ResponderExcluir
  2. Sim sim!!! Por isso que fiz! Hoje vamos soprar velinhas! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Meu NIVER é 20 de agosto!!! Eu quero o bolo... hehehehe
    Dani GEAL!

    ResponderExcluir