sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Um brinde à música!

O post de hoje vai substituir a receita por uma dica cultural.
Esse ano, em Belo Horizonte, consegui ir a vários bons expetáculos. Fui a ótimas peças de comédia, ballet moderno, clássico e hoje tive a grande oportunidade de conferir a Ópera La Bohéme de Giacomo Puccini, baseada na novela “Scènes de la Vie de Bohème”, de Henry Murgerque. A montagem estará em cartaz no Palácio das Artes até o dia 29 de outubro.
Foi a primeira vez que assisti a uma ópera e confesso que fiquei emocionada. Figurino, cenário, iluminação, tudo impecável!
Fiquei realmente maravilhada com o espetáculo e resolvi dividir essa experiência com vocês que vêm visitando diariamente a minha página.
La Bohème é conhecida como um tipo de “opera proletária”. Antes dela, as outras montagens baseavam-se em histórias da nobreza e da mitologia.
Em La Bohème as personagens são intelectuais proletários que não têm dinheiro para pagar o aluguel. Mas bebem, se divertem, amam…
No início do primeiro ato, um dos proletários intelectuais chega com pão, vinho e cigarros para alegrar aos demais companheiros que estão sem o dinheiro para pagar o aluguel.
A cena é muito interessante pois eles “enrolam” o cobrador do aluguel tomando um Bordeaux e conversando sobre histórias de mulher. O início da montagem é divertido.
Há, como na maioria das óperas, uma trágica história de amor. E eu, como uma romântica incorrigível, suspirei a cada “Io sono il poeta, è poesia” (Eu sou o poeta, ela é a poesia)…
Muitas pessoas não curtem ópera. Mas eu aqui digo a vocês que essa vale a pena assistir para, pelo menos, conhecer essa arte de tão magnífico talento.
Eu adoraria indicar um vinho Bordeaux a vocês para finalizar esse post. Mas pensem bem: a região de Bordéus é a segunda maior área de cultivo de uvas para produção de vinhos do mundo!
Difícil uma mera apreciadora fazer indicação sem um bom sommelier para ensinar um pouco.
Mas ficarei em dívida com vocês.
Farei uma boa pesquisa e na próxima receita indicarei um autêntico Bordeaux!
Um pouquinho de La Bohème para vocês


Boa sexta-feira e um excelente final de semana (especialmente se for cultural)!

Adriana Lafetá

2 comentários: