quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pão de Queijo de Liquidificador

Se tem um salgado que mineiro não fica sem é o tal do pão de queijo.
Uma pena que hoje em dia não temos mais as nossas boas e velhas empregas que dormiam em casa e faziam parte da família. Na minha casa era a Lourdes. Uma cozinheira de mão cheia que ficou conosco durante 18 anos! Me viu nascer (foi embora outro dia... rsrs).
Ela tem uma receita que lembra demais a minha infância que é a do pão de queijo de liquidificador. 
Testei umas três fornadas aqui em casa até chegar ao ponto do pão de queijo da Lourdes. Claro! Imaginem a cena dela ditando a receita: "É mais ou menos assim: pega um punhado de polvilho doce, mais um bocado de queijo....." Ahhh! Como foi difícil pedi-la para dar as quantidades!

Mas eu finalmente consegui.
Ajeitei um pouco mais de sal aqui, mais queijo ali... e cheguei no ponto certo para poder apresentar a vocês um pão de queijo de dar água na boca.
Mas aviso desde já! É preciso ter forminhas (daquelas de empada) para poder fazer essa receita.
Vamos lá!
Joguei no liquidificador 1 1/2 copo de leite; 3 ovos; 1 copo de óleo; 1 colher (das de sobremesa) de fermento em pó, 1 colher (das de sopa) de sal. Bata essa mistura e vá adicionando aos poucos 3 copos de polvilho doce e 500g de queijo ralado. O resultado será um creme pastoso grosso e homogêneo.
Unte com óleo forminhas do tipo de empada para encher com o creme.
Pré-aqueça o forno por uns 10 minutos. Coloque as forminhas cheias em um tabuleiro e asse por aproximadamente 30 minutos. Confira se o pão de queijo cresceu e está douradinho. 
Aí é só tirar e servir !
Vai muito bem com um "cafezim", café com leite, capuccino e até com suco dependendo do calor do dia.
"Facim e bão dimais da conta, né"!?

10 comentários:

  1. bom bom bom......... e a gordura só vai crescendo por aqui.......... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. As próximas serão mais light! Prometo melhorar na semana que vem! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Que facinha! Rende mais ou menos quantos pãezinhos?

    ResponderExcluir
  4. to amando as receitas e a literatura junta. Agora, se vira, arrume arroz feito com cachaça( casorio da monca teve, Chiari fez)

    ResponderExcluir
  5. Vou procurar Gó! Assim que descobrir como faz posto aqui para nós! Obrigada por ser visitante constante do blog! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Oi Lidiani. Pão de queijo geralmente fazemos com queijo meia-cura

      Excluir
  7. Vou fazer tbm e te dou notícias depois...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tire uma foto e marque com a hashtag #blogadrianalafeta , Dedéia! beijosssss

      Excluir